Principais características de um grupo gerador de energia


Existem diversas formas de se gerar energia elétrica, como usinas hidrelétricas, usinas termoelétricas, sistemas e painéis solares, sistemas eólicos ou sistemas moto gerador, conhecidos como grupos geradores.

Todos sabemos que não conseguimos mais viver sem este recurso, dependemos da energia elétrica para trabalhar, usar diversos equipamentos, nos comunicar e realizar tarefas domésticas corriqueiras.

Também é do conhecimento de todos, que o nosso sistema elétrico ainda apresenta algumas valhas e possíveis apagões, ainda mais em estações com altos índices de chuvas e tempestades, neste sentido, a utilização de grupos geradores de energia elétrica é algo bastante frequente em diversos setores.


Os grupos geradores de energia são equipamentos de médio e grande porte que fornecem energia elétrica sempre que ocorrem falhas ou oscilações no abastecimento da rede elétrica, garantindo maior segurança e comodidade para clientes, funcionários, moradores e usuários de diferentes setores e ambientes.

O grupo gerador de energia é um equipamento preparado e produzido para ter altíssimo desempenho e que apresenta grande segurança durante todo o seu processo de funcionamento, sendo fabricado com estrutura robusta, motor para acionamento automático e tanque de combustível para alimentação do motor.


Para que serve um grupo gerador de energia?


A finalidade principal é fornecer energia elétrica em regime de emergência e ou temporária, quando concessionárias de energia não podem realizar o fornecimento devido a estrutura local não estar pronta ou a potência necessária estar acima da disponível.

O uso de grupos geradores de energia é indicada para os mais variados ambientes, especialmente para estabelecimentos que não podem ficar sem energia elétrica — tais como hospitais, escolas, aeroportos, grandes eventos, supermercados, condomínios comerciais e residenciais, centros de convenções, industrias em geral, área rural e até residencias.

Sendo assim, então podemos dizer que existem três razões principais para que pessoas e empresas adquiram grupos geradores de energia, a saber:

Indisponibilidade ou ausência de uma rede de energia elétrica pública
Potência da rede de energia elétrica existente ser inferior à Potência necessária
Proteção contra a possibilidade de falha da energia elétrica proveniente da rede, periódica ou prolongada, a qual poderá causar perdas econômicas, perdas de potência, ausência de iluminação, perda de equipamento de suporte à vida, perda de produção, perda de informação armazenada, perda de produtos, stocks ou mesmo vidas humanas.


Como funcionam os grupos geradores de energia?


Os alternadores ou geradores de energia que compõem os grupos geradores de energia, apresentam características que convertem a energia mecânica em energia elétrica, baseado no fenômeno da indução eletromagnética o dínamo (alternador) gerador de corrente contínua, funciona convertendo a tal energia mecânica contida na rotação do eixo em intensidade de um campo magnético produzido por um imã, o girar do rotor induz uma tensão nos terminais dos enrolamentos, onde conectados a cargas levam a circulação de correntes elétricas.

Existem quatros tipos de alternadores (geradores) que convertem a energia mecânica em energia elétrica, são eles Gerador de Corrente Contínua, Gerador de Indução, Gerador Síncrono e Motores Elétricos, eles apresentam voltagens e tensões diferentes, os mais utilizados são das marcas WEG Alternadores , Mecc Alte, Stamford, Cummins, CAT, Hyundai, Bambozi, entre outros.

Os Grupos Geradores são constituídos por um alternador, acionado por motor de combustão, sendo este alimentado por combustível (óleo diesel, gás natural, biogás e outros).

Apesar de possuírem grande porte e potência elevada, os grupos geradores produzem ruído baixíssimo, possibilitando conforto para ambientes que precisam de tranquilidade, como escolas, creches e hospitais.

Uma das tarefas mais importantes quando da elaboração de projetos de construção em geral é assegurar um suprimento de energia confiável. Grupo Gerador é elemento-chave em qualquer projeto.

Veja as principais vantagens de contar com um grupo gerador:

– Ter energia elétrica à disposição sempre que necessário
– Garantia de poder realizar um evento em lugares remotos ou com alta incidência de quedas de energia
– Bem-estar de todas as pessoas envolvidas.

Comments are closed.

You are logged in as Name

You may use these HTML tags and attributes: allowed_tags()